Nossa Equipe

Conheça abaixo os integrantes da nossa equipe.

Médico veterinário, foi pioneiro no Brasil em diversas áreas correlacionadas aos animais silvestres e à educação ambiental. Iniciou sua carreira como o primeiro estagiário do Parque Zoológico de São Paulo e desde então atuou em diversas instituições brasileiras e estrangeiras como o Zoológico de Goiânia, o Parque Natural de Carajás, a UNESP de Botucatu, a Universidade Católica de Goiás, o Parque do Matão e o Zoológico de Sorocaba, de onde foi diretor.
Seu trabalho no Zôo de Sorocaba deixou como legado muitos conhecimentos inexistentes até então sobre a fauna brasileira, bem como os importantes trabalhos de pesquisa, manejo, cuidado e reprodução dos mesmos nos zoológicos brasileiros visando a conservação das espécies. Os critérios do IBDF (atual IBAMA) para zoológicos, bem como a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) foram gerados através dos seus esforços para transformar os zoológicos em algo além de uma vitrine de animais.
Adora contar histórias e compartilhá-las no facebook ou com amigos, retratando de forma bem-humorada e poética, vivências do seu cotidiano, que são fonte de risos e experiências para aqueles que tiverem curiosidade de lê-las ou o privilégio de ouvi-las na voz do próprio autor.
Sempre apaixonado pelos animais, principalmente pelos cuidados necessários para o bem-estar dos mesmos, atualmente cuida com muito carinho daqueles que vivem em sua escola ambiental Sítio Reino Animal, local onde consegue acompanhar a frutificação e a fortificação de seus projetos educativos e ambientais iniciados na década de 1970, que reverberam na atual e futuras gerações. É no sítio também que descobriu novas paixões como o paisagismo, o aquarismo, o balançar da rede e o sabor das frutas do próprio quintal.
Pedagoga e criança curiosa e brincante, educadora ambiental e mestre em Educação com ênfase em Educação Ambiental. Iniciou em 1987 sua carreira como professora da rede pública no município de Sorocaba. Atuou de 1995 a 2018 como diretora na rede municipal e em 1997 iniciou como coordenadora do programa de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Matão em Votorantim. Apaixonada pela natureza, trilhas e histórias trouxe um pouco do universo da aventura em seu trabalho. Participou dos cursos de férias para crianças como monitora e coordenadora, desenvolvendo temáticas ambientais interligadas a questões sociais, econômicas, ecológicas e culturais em atividades que uniam o conhecimento cientifico, a arte e a natureza. Elabora e Executa projetos de formação de educadores, com vivências na e da natureza, com o brincar livre e memórias da infância explorando todos os sentidos, seja no espaço do Sítio Reino Animal, em escolas ou outros espaços, tendo como eixo centra a Educação Ambiental. Já atuou no SESC Sorocaba como oficineira na formação de educadores de escolas da rede estadual e municipal. Em 2019 teve projeto cultural aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Votorantim. Atualmente é doutoranda pela Unesp em Botucatu, faz parte do Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação, sendo um projeto de extensão universitária que tem por finalidade promover ações educativas sobre a importância do conhecimento e preservação das aves. É também diretora pedagógica do Sítio Reino Animal em Votorantim.
Katia-Regina
Vinicius Biazotti
Biólogo e educador ambiental, apaixonado por abelhas, desenvolve cursos, oficinas e atividades educativas com abelhas nativas. Possui experiência como monitor ambiental em programas de parques ecológicos. Executa atividades educativas e ecológicas voltadas para o publico das escolas do ensino infantil e fundamental através de ações lúdicas e interativas com montagem de cenários participativos com elementos da natureza e materiais biológicos. Adora contar histórias que misturem ciência, literatura, humor e bichos e as obras de Manoel de Barros e Angelo Machado se transformam através de sua interpretação e de seus cenários, levando crianças e adultos a experiências científicas, literárias e ecológicas.
Bióloga, educadora ambiental, apaixonada por ciência, integrante dos movimentos Mulheres na Ciência, é mestranda e pesquisadora pela ESALQ/USP. Desenvolve atividades e oficinas de contação de histórias com exploração sensorial dos elementos naturais, da conexão com os conhecimentos dos povos originários e da sensibilização através de um olhar mais amoroso para o mundo em que vivemos. Executa também atividades interativas e participativas com o público infantil através do fomento da curiosidade, da busca através da experimentação e do método científico, sempre trazendo o protagonismo das crianças, dos pesquisadores, da fauna brasileira e do constructo cultural e social que permeia esses meios.
Carolina Martins Souto
Adriana Gomes
Nascida aqui no Bairro dos Morros, cresceu em meio ao rural votorantinense, sempre tendo esse contato direto com as hortas e a criação de animais. Conhecedora das plantas e cuidadora dos nossos bichinhos, está sempre com um olhar carinhoso para os moradores do nosso sítio.
Natural do Alagoas, de onde já tinha contato com os animais de fazenda, com a comida caipira e com a vivência da terra desde a infância, quando veio para Votorantim, procurou manter suas raízes e encontrou aqui no Sítio a possibilidade de continuar seu convívio com os animais e a vida no campo.
Edvania Leobino
Biólogo, criador e apaixonado por animais, possui experiência com animais selvagens e domésticos, atualmente cria insetos, aves, roedores e coelhos. Trabalha com a criação e fabricação de cenografia do ambiente imitando o habitat natural dos animais através da construção de terrários temáticos para animais pets não convencionais.  Atua como monitor ambiental para adultos e crianças  em projetos de Educação Ambiental. Trabalhou como tratador de animais no zoológico municipal de Sorocaba e na organização de cursos de biologia e manejo de animais selvagens. Realiza cursos, oficinas e atividades educativas com animais.
Biologo (PUC-SP) e Arquiteto & Urbanista (UNISO), foi aluno especial no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Diversidade Biológica e Conservação (UFSCar) e com aprimoramento na Divisão de Ciências Biológicas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Sempre apaixonado por animais, iniciou suas atividades no início dos anos 90, realizando o curso de correspondência do zoológico de Sorocaba. Como professor da rede pública no município de Sorocaba. Atuou como responsável técnico em resgate de animais silvestres e como um biólogo técnico em zoológicos, criadores e centros de triagem de animais. Realizou vistas técnica a 57 instituições zoológicas (12 internacionais / 45 Nacionais), Ministrou 7 Palestras acadêmicas, Coordenou 9 eventos acadêmicos e com Participação em 52 eventos (congressos, conclaves, encontros). Atualmente desenvolve projetos arquitetônicos ambientais e no Sítio Reino Animal elabora o transporte/manejo dos animais.
×